O córrego da Vila Mathilde, no trecho compreendido entre as ruas João Guariglia e Elza Salvestro Bonilha, na zona leste, recebe limpeza e manutenção, de forma preventiva, pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba. As intervenções iniciaram-se na quarta-feira (6). A previsão é de que os serviços sejam concluídos até o fim deste mês.
De acordo com o Saae, os trabalhos são necessários para que o sistema, em um trecho de aproximadamente 360 metros de extensão, permaneça preservado e em plenas condições de comportar os períodos de chuvas e o aumento do nível do manancial.
Os trabalhos são executados por meio da utilização de uma escavadeira hidráulica para retirada do sedimento depositado no fundo do córrego. O material é transportado por caminhões até o aterro apropriado. Também é feita a remoção de mato e de todo tipo de resíduo, carregado em dias de chuva.
O diretor-geral do Saae, Tiago Suckow, explica que a ação é preventiva e tem o objetivo de preservar o córrego, mantendo suas condições de operação, a fim de também garantir que não haja alagamentos. A autarquia também segue programação de manutenção em todas as bacias de contenção e córregos.
No ano passado e no primeiro semestre deste ano, já executou os serviços preventivos nos córregos do Jardim Brasilândia, Jardim Leocádia, Jardim Prestes de Barros e Vila Barão, além das Bacias de Contenção do Campolim, mais o desassoreamento da Bacia 1 do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) da Água Vermelha.