Paróquias e comunidades de Sorocaba e região celebram a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, neste sábado (12), com missas, procissões e momentos orantes. No Santuário Arquidiocesano de Aparecidinha, oito celebrações eucarísticas serão rezadas ao longo do dia, destacando a missa das 12 horas, que será presidida pelo arcebispo metropolitano de Sorocaba, dom Julio Endi Akamine. A novena preparatória, com o tema “Maria, ensinai-nos que vocação é graça e missão”, será encerrada nesta sexta-feira (11), às 19h30, pelo padre Felipe Augusto Pasquini.
Na paróquia da Vila Angélica, a programação começa bem cedo, às 6 horas, com coroação e missa, seguida de outras celebrações às 9, 12 e 16 horas, sendo esta última acompanhada de procissão. Em Votorantim, a paróquia dedicada à Padroeira terá Ofício da Imaculada Conceição às 6h15, seguido de missa com coroação às 7, traslado da imagem às 8h30 e mais missas programadas para às 10, 16 e 19 horas.
A devoção a Nossa Senhora Aparecida remonta a 1717, quando a imagem da santa foi encontrada por pescadores no rio Paraíba do Sul, em Guaratinguetá. Após várias tentativas frustradas de pescar, eles finalmente encontraram a imagem, que se tornou um símbolo de fé e intercessão, dando início à tradição que hoje reúne milhares de fiéis em celebrações por todo o Brasil.