A população poderá conferir a partir desta sexta-feira (12) a exposição “Marie Curie 1867 – 1934”, na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil – Núcleo Sorocaba, no subsolo do Chalé Francês.
A atração é gratuita e faz parte da programação de aniversário de 368 anos de Sorocaba, organizada pela Secretaria de Cultura, em parceria com o Museu Catavento (SP), pelo Programa de Integração ao Sisem-SP.
A mostra, que conta com 13 painéis sobre a vida dessa grande cientista franco-polonesa, foi criada em 2011, ano consagrado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional da Química.
A ocasião foi, ainda, em comemoração ao 100º aniversário do Prêmio Nobel de Química, pelo Consulado Geral da França, em São Paulo, que promoveu, naquele ano, a mostra temporária no Museu Catavento.
Desenvolvida pelo Instituto Curie de Paris, a exposição tem o objetivo de levar ao conhecimento público os feitos da cientista, que foi a primeira mulher a receber o Prêmio Nobel.
Foi, ainda, a única cientista a ser condecorada duas vezes com o prêmio, um de Física (1903), pelas suas descobertas no campo da radioatividade, e outro de Química (1911), pela descoberta dos elementos químicos, Rádio e Polônio.
“Marie Curie 1867-1934” poderá ser conferida de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, até o dia 16 de setembro, no subsolo do Chalé Francês, na sede do IAB, localizado na Avenida Afonso Vergueiro, Praça Jardim Maylasky, no Centro.
Foto: Divulgação