A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) apresentou nesta terça-feira (12) novas imagens obtidas pelo Telescópio Espacial James Webb. De acordo com o órgão, tais imagens revelaram “visões sem precedentes”, ricas em detalhes do Universo. Na segunda-feira (11), a primeira imagem foi de um aglomerado de galáxias.
Conhecido como SMACS 0723 e localizado há 4,6 bilhões de anos luz, o aglomerado teve imagens divulgadas em evento na Casa Branca que contou com a participação do presidente norte-americano Joe Biden. A divulgação das imagens foi transmitida ao vivo pela Nasa, bem como pelas redes sociais da agência. As imagens também estão no site da agência.
Localizado a 1,5 milhão de quilômetros da Terra, no chamado ponto L2, o James Webb Space Telescope (JWST) é fruto de uma parceria entre as agências espaciais norte-americana (Nasa) e europeia (ESA). Ele tem como principal característica a captação de radiação infravermelha.
Se tudo der certo, o equipamento permitirá aos pesquisadores observar a formação das primeiras galáxias e estrelas. Além de estudar a evolução das galáxias, eles poderão, ainda, observar a produção de elementos pelas estrelas e os processos de formação de estrelas e planetas. (Agência Brasil)