Trinta e três novos ônibus, zero quilômetro, começaram a operar no transporte público de Sorocaba, nesta quarta-feira (1º). A apresentação dos veículos deu-se no estacionamento do Paço Municipal pela Urbes – Trânsito e Transportes.
Os novos ônibus passarão, agora, pelo processo de instalação e ajustes dos sistemas de bilhetagem, videomonitoramento e de localização por satélite. Eles entrarão em operação gradativamente.
Os modelos são equipados com ar-condicionado, elevador para cadeirante, internet sem fio, carregador UBS de eletrônicos e iluminação interior em LED, além de terem maior capacidade. Dos 33 novos ônibus, 22 são do modelo “Padron” e são da empresa Consor.
Os outros 11 são “Convencional”, da City. Os veículos recém-anunciados vão operar nas linhas 5 – Vila Carvalho/Vila Fiori, 10 – Senac, 17 – Central Parque, 40 – Vila Jardini, 28 – Mineirão, 44 – Novo Mundo, 55 – Rodrigo, 73 – Júlio de Mesquita, 19 – Progresso, 57 – Guaíba e 68 – Sol Nascente.
Segundo a Urbes, está prevista, até o fim deste ano, a conclusão da obra do novo Corredor Oeste do BRT. Com isso, o sistema ganhará outros 36 novos ônibus e em torno de 45 mil sorocabanos, por dia, serão favorecidos pelo novo corredor do transporte coletivo.
Atualmente, Sorocaba opera com 100% da frota de 371 ônibus do transporte coletivo em 119 linhas. Em 2020, eram 109 linhas e 300 ônibus. Por mês, são cerca de 4 milhões de passageiros transportados, com os ônibus rodando um total de 2.100 milhões de quilômetros.