A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram nesta quinta-feira (14) uma operação visando coibir inserção falsa de dados de declarações de Imposto de Renda de funcionários públicos, para fins de obtenção de restituições de tributos. Com apoio da Delegacia da Polícia Federal de Sorocaba, foi dado cumprimento a ordem judicial de busca e apreensão, expedida pela Justiça Federal de Bauru, em residência localizada em Votorantim, a qual também era utilizada como escritório de contabilidade.
A investigação teve início após a Receita Federal identificar patrimônios de contribuintes a descoberto e movimentações financeiras muito superiores aos rendimentos declarados, indicando omissões de rendimentos.
Os envolvidos poderão responder pelos crimes de fazer declaração falsa ou omitir declaração sobre rendas, bens ou fatos, ou empregar outra fraude, para eximir-se, total ou parcialmente, de pagamento de tributo. Além do crime de promover, constituir, financiar ou integrar, pessoalmente ou por interposta pessoa, organização criminosa.