Partido de Ciro Gomes, o PDT anunciou nesta terça-feira (4) apoio unânime ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o segundo turno. As lideranças do partido reuniram-se, de forma on-line, pela manhã. “Ciro endossa integralmente a decisão do partido”, disse o presidente do PDT, Carlos Lupi.
Trata-se do primeiro apoio partidário que Lula recebe após o primeiro turno. Na segunda-feira (3), o presidente do Cidadania (antigo Partido Popular Socialista), Roberto Freire, declarou apoio a Lula, embora falte oficialização partidária. No primeiro turno, a sigla, que integra federação com o PSDB, estava com Simone Tebet (MDB).
De acordo com Lupi, o apoio ocorre no comprometimento do PT de incluir no plano de governo as propostas de renda mínima, de renegociação de dívida e de escolas de ensino integral. Ele disse, ainda, que vai sugerir ao PT a criação de um Código Brasileiro de Trabalho para rever normas aprovadas que tenham prejudicado os trabalhadores.
Já em relação ao governo do Estado de São Paulo, o PDT não decidiu quanto ao apoio. O ex-prefeito da Capital, Fernando Haddad (PT), e o ex-ministro bolsonarista, Tarcísio de Freitas (Republicanos), vão disputar o segundo turno. Tarcísio já conseguiu a aliança de Rodrigo.