Agentes da Polícia Federal prenderam um homem envolvido em uma organização criminosa especializada em roubos a agências bancárias na região metropolitana do Rio de Janeiro. A prisão ocorreu no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, após o cumprimento de mandados de prisão e de busca. O homem, que trabalhava como auxiliar de rampa no Aeroporto do Galeão, foi identificado por sua participação em um atentado à agência da Caixa Econômica Federal, em maio de 2023.
O investigado, morador da Ilha do Governador e ex-residente do Morro do Barbante, colaborou com a quadrilha ao monitorar a área e repassar informações sobre a presença de policiais. Ele teve um papel fundamental no planejamento do ataque à agência da Caixa, que resultou na prisão de cinco especialistas em explosivos. Além disso, o homem tinha vínculos com facções criminosas locais, responsáveis pelo domínio territorial e pelo uso de poder bélico.
De acordo com a Polícia Federal, o grupo criminoso realizou pelo menos nove atentados contra o patrimônio da Caixa Econômica Federal entre 2022 e 2023, utilizando a modalidade de roubo chamada “Novo Cangaço”. O estilo, caracterizado pelo uso de fuzis, explosivos e violência contra autoridades, já resultou em diversas prisões, sendo esta a quarta detenção de membros do grupo desde outubro do ano passado