O delegado de polícia, Wilson Negrão, é o novo diretor do Departamento de Polícia do Interior-7, com sede em Sorocaba. Sob sua gestão, vários aspectos da Polícia Civil na cidade, e em mais de 70 outras da região, irão mudar. O anúncio deu-se nesta quinta-feira (9), em coletiva de imprensa, no próprio Deinter-7.
Entre as novidades anunciadas, haverá novo plantão policial para Sorocaba, um local para a Polícia Militar e Guarda Municipal apresentar flagrantes de crimes e a população registrar também; novo lugar para a Delegacia da Defesa da Mulher (DDM), longe do Parque Campolim; local destinado, no próprio Deinter-7, para pessoas com necessidades especiais, como autistas, regularizarem pendências a respeito de documentos; nova Delegacia Seccional para Itapetininga; e remanejamento de delegados titulares de Distritos Policiais de Sorocaba, Itapetininga e outras cidades.
Negrão também apresentou sua equipe de delegados, que ajudará na nova gestão. Entre eles, está o delegado Rodrigo Ayres, que vai trabalhar com Negrão; José Humberto Urban Filho, novo Delegado Seccional de Sorocaba; Alexandre Silva Cassola, novo Delegado Seccional de Itapetininga; e Luciane Bachir, Divisionária da Deic, a primeira mulher a comandar uma Divisão Especializada em Investigações Criminais.
“Nós, policiais, temos de estar atentos todos os dias e perceber as necessidades da comunidade. Na atuação da Polícia Civil, isso é o mais importante. Na minha ótica, ela deve ser mais operacional. Precisamos que vocês (sociedade) tragam demandas também”, explicou Negrão, direcionando sua fala à colaboração com outras forças de segurança pública (Polícia Militar, Guarda Civil e outros). Ele explicou, ainda, a forma como a polícia pode trabalhar mais perto da população.
O delegado aproveitou para destacar a importância de ter em seu time delegados que saibam a realidade de cumprir plantões e mandados, e estar perto da comunidade em investigações. “Só pode mandar se fez”, resumiu. “Sou nascido e criado em Sorocaba, tenho todo o interesse em melhorar nossa cidade. Inclusive, ser cobrado e mostrar os caminhos para melhorar. Eu gosto de resolver problemas”, completou.
Delegado com longo trabalho na Delegacia de Investigações Gerais – DIG de Sorocaba, Urban também falou dos novos planos como Seccional. “Temos um plano macro para a cidade. O novo plantão policial vai atender melhor aos policiais militares, à guarda, à população e até a imprensa”, comentou. Ele vai remanejar os delegados titulares dos DPs e implementar um novo pátio para veículos apreendidos em ocorrências policiais. Os locais do novo plantão e pátio devem ser anunciados nos próximos meses.
Uma nova delegada, especializada em finanças e gestão pública, é outra novidade que Wilson Negrão trouxe para sua equipe, o que promete mais eficiência nas mudanças pretendidas. Além disso, houve remanejamento de pessoal no Deinter-7, com policiais alocados em outras unidades.
“Vamos continuar na esteira dos trabalhos já desenvolvidos, com foco nas investigações de homicídio, tráfico de drogas e crime organizado (…). E trabalhar na área é desafiador. Mulher torce por mulher. É muito bom ter a confiança delas também”, destacou Luciane Bachir, como nova autoridade da Divisão Especializada em Investigações Criminais (Deic).