Últimas notícias:

Publicidade Legal com Certificação Digital. “Lei 13.818/2019, que alterou o art. 289, da Lei das S/As. Em vigor desde 1º/01/2022.

Procon orienta compras de Dia dos Namorados

Como forma de evitar eventuais problemas durante e após as compras dos presentes de Dia dos Namorados, cuja data é comemorada em 12 de junho, o Procon Municipal de Sorocaba, órgão vinculado à Secretaria de Governo (Segov), orienta os consumidores sobre como proceder.

Antes mesmo de efetuar uma compra, a recomendação é ter uma definição do que adquirir e pesquisar previamente os preços, qualidade e funcionalidade do produto, seja diretamente nas lojas ou via aplicativos e sites especializados. A nota fiscal é um direito do consumidor e deve sempre ser exigida por ele, sendo uma garantia da compra.

Porém o consumidor precisa estar atento às publicidades consideradas enganosas e ter cuidado com links, mensagens por telefone e e-mail enviados a ele, sem que tenha solicitado. “O correto é certificar-se da origem da informação e consultar o CNPJ da empresa em questão, endereço físico e os canais de atendimento (SACs). Outro diferencial é que os sites confiáveis geralmente possuem um ‘cadeado’ ao lado esquerdo do endereço eletrônico”, destaca a superintendente do Procon Sorocaba, Cristiane Bonito Rodrigues.

Antes de concluir o pedido de uma compra feita via internet ou aplicativo, o consumidor deve conferir o valor no carrinho virtual e se atentar ao preço do “frete” cobrado. Pagar à vista pode render bons descontos, sendo que nas compras a prazo é preciso checar o preço final do produto, taxas de juros, número de parcelas e outros possíveis acréscimos. Também é preciso cuidado com os sites estrangeiros, pois nem todos estão sujeitos à legislação brasileira e algumas empresas nem mesmo têm sede no Brasil.

“O ideal é priorizar pagamentos por meio de cartões de crédito ou métodos que permitam estorno, caso necessário. Se a opção for pagar via boleto, verifique o CPF ou CNPJ do beneficiário e do pagador, endereço, valor da cobrança, data de vencimento e informações sobre possíveis encargos, para evitar eventuais golpes”, explica a superintendente do Procon Sorocaba.

Foto: Divulgação

Pais de crianças com autismo protestam contra medida de plano de saúde

Estado tem seis das 10 cidades com menores taxas de homicídio do Brasil

Fiscalização de trânsito faz 19 autuações no Jardim Zulmira

Empresário que atirou contra casal é preso

Estreia na Copa América é vista como oportunidade

Amarelinha encara Costa Rica na próxima segunda-feira (24), às 22 horas, nos EUA

Itu e Salto sediam Mostra de Modelismo Ferroviário

Evento começa no próximo dia 22 na Estação Ferroviária de Itu e Salto e terá entrada franca


Anuncie aqui!

Prencha e entraremos em contato!