Auxiliar alunos do Ensino Fundamental na aprendizagem da Matemática, essa é a principal função do programa X-MATH, um game de realidade virtual e plataforma interativa, que chega a Sorocaba. Nesta semana, o Parque Tecnológico de Sorocaba lançou o programa em seu escritório.
A novidade vem em um momento em que o Brasil forma, em média, 53 mil novos profissionais com perfil tecnológico e de comunicação anualmente. Tal número representa cerca de um terço da demanda de mercado, que é de 159 mil profissionais da área, por ano.
O recurso chama a atenção de profissionais da Educação e de outros interessados na aplicação do novo jogo educacional. De acordo com o presidente do Parque, Nelson Cancellara, esse tipo de projeto, de estímulo ao ensino de áreas pertinentes à tecnologia e que facilitem o conhecimento, tem tudo a ver com a vocação do Parque.
“Além disso, diante de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, nada melhor do que capacitar os alunos, desde o Ensino Fundamental, para um mundo profissional mais exigente, ainda mais de forma lúdica, por meio de games, falando na linguagem desses alunos, para que o aprendizado se torne algo leve”, afirma.
Proporcionar igualdade de oportunidades entre meninos e meninas para o estudo da Matemática e outras áreas afins, é outro objetivo importante do projeto, levando em conta que, no contingente de estudantes ingressando em cursos de Tecnologia no Brasil, apenas cerca de 15% ainda são mulheres, segundo dados do Inep.
Proficiência dos alunos
O programa, apresentado aos professores da rede municipal de ensino, foi desenvolvido pelo Instituto Edutech21, que atua com o propósito de ampliar a proficiência dos alunos em Matemática e, assim, propiciar que mais estudantes alcancem carreiras na área da Tecnologia.
Trata-se de um setor com grande déficit na formação de profissionais, o que deve se aprofundar, ainda mais, nos próximos anos, em função da alta procura. Durante o evento, foi apresentada a forma como o game foi projetado, de acordo com as habilidades matemáticas previstas na Base Nacional Comum Curricular.
“O game em questão foi produzido para que o estudante possa vivenciar a construção de um conhecimento matemático apoiado em ações e na resolução de problemas”, explica a especialista em desenvolvimento matemático e apoiadora pedagógica do Instituto Edutech21, Maria Sílvia Brumatti Sentelhas.
“A Matemática é apaixonante e precisamos mostrar esse caminho para nossos alunos e incentivar que eles descubram o que significa essa matéria. Após três anos de estudos, o Instituto Edutech21 também está comprometido com a formação dos professores, pois a adesão deles é essencial para o bom resultado do programa”, completa.