A Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec) conta com uma programação com 25 concertos, ensaios abertos e ações pedagógicas, entre este mês e dezembro. Trata-se da temporada de apresentações da Orquestra Sinfônica de Sorocaba (OSS) em 2023.
Com regência do maestro Eduardo Pereira, a OSS é administrada pela Fundec, assim como o Instituto Municipal de Música de Sorocaba. Com mais de 70 anos, a OSS tornou-se um importante instrumento de difusão da música clássica e uma das mais importantes do interior.
De acordo com o presidente da Fundação, Antônio Carlos Sampaio, a Fundec tem a proposta de fornecer cultura de alta qualidade, em parceria com a Prefeitura. “Existe um conceito errôneo em pensar que a música clássica é apenas para o público de maior poder aquisitivo”, enfatiza.
Para o maestro Eduardo Pereira, o objetivo é popularizar a orquestra. “Queremos popularizar, no sentido de levar a orquestra cada vez mais próximo da população. Dar acesso é fazer com que a população conheça, saiba o que está acontecendo na área cultural da cidade”, afirma.
Já a diretora-técnica da Fundec, Tânia Boy, destaca o trabalho desenvolvido pelo IMMS e a reorganização do projeto com os alunos. “A qualidade e o trabalho de formação são a nossa prioridade para que os alunos formados tenham um futuro profissional na música”, pontua.
Novidades da temporada
Uma das novidades é a ampliação, em 40%, do número de músicos da Orquestra Sinfônica de Sorocaba, passando de 36 para 50 membros, o que aumentará substancialmente as condições de execução de repertórios.
Isso amplificará, também, a potência sonora, com violinos, viola, violoncelos, contrabaixos, flautas, oboés, clarinetes, fagotes, trompas, trompetes, trombones e percussão. Outro anúncio é o impacto na oferta cultural nos fins de semana aos sorocabanos.
As apresentações, que eram nas quintas-feiras e domingos, agora, ocorrerão nas sextas-feiras e domingos, com duas apresentações também nos sábados e matinais nos domingos. A programação anual ainda contará com apresentações na Sala São Paulo.
Além disso, estará no Festival Internacional de Inverno de Campos de Jordão, em julho, tradicional evento de música clássica, organizado pela Fundação Osesp, da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.
A OSS também participará do programa “Conheça a Orquestra”, da Fundação Osesp, levando conhecimento a respeito do funcionamento de uma orquestra a mais de 2,4 mil alunos de escolas públicas do Estado de São Paulo.