A programação do projeto Mulheria, realizada pelo Sesc Sorocaba, traz uma série de atividades especiais para celebrar o Dia Internacional da Mulher, com destaque para a resistência e a trajetória de mulheres da região. Até o 16 deste mês, serão promovidas rodas de conversa, oficinas artísticas, palestras e apresentações culturais que abordam temas como ancestralidade, empoderamento feminino, espiritualidade e independência financeira. A programação é gratuita e aberta ao público, com atividades para todas as idades e áreas de interesse.
Nos dias 8 e 9, o Projeto Matilha convida para a oficina “Plante poemas: bordados” e a intervenção “Plante poemas”, atividades que combinam arte e poesia, das 10h30 às 12h30 e das 14 às 16 horas, respectivamente. Ambas com classificação livre e vagas limitadas.
O Clube de Leitura do Sesc, no dia 8, às 14 horas, receberá a escritora sorocabana Fabiana Ferraz para um bate-papo sobre sua obra “Se eu morresse amanhã”. Às 17 horas do mesmo dia, o Baque Mulher Sorocaba, movimento de maracatu exclusivamente feminino, promete emocionar com uma apresentação de cultura negra e percussão nas ruas da cidade. Todas as atividades são gratuitas e para participar basta chegar.
A programação também conta com a palestra “Independência financeira para elas”, com Julianne Simões, e a exibição do documentário “As primeiras”, sobre as pioneiras do futebol feminino no Brasil, nos dias 11 e 12 de março, respectivamente. Além disso, o Ateliê de Mulheres Artistas de Sorocaba, que ocorre às quartas, de 12 de março a 2 de abril, proporcionará uma imersão no universo da arte local com oficinas ministradas por artistas sorocabanas. E, para encerrar o projeto, a Feira Mulheria nos dias 15 e 16 de março reunirá trabalhos autorais e saberes femininos da cidade e região.