Últimas notícias:

Publicidade Legal com Certificação Digital. “Lei 13.818/2019, que alterou o art. 289, da Lei das S/As. Em vigor desde 1º/01/2022.

Apresentações abordam pesquisa e preservação do patrimônio histórico ferroviário

Projeto EFS Ouro Verde 80 Anos faz ciclo de palestras temáticas

trem

O projeto EFS Ouro Verde 80 Anos, ação da Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária inicia neste sábado (6) um ciclo de cinco palestras temáticas relacionadas à pesquisa e preservação do patrimônio histórico da ferrovia paulista.

A iniciativa é viabilizada pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Assim, as palestras são dadas em cinco datas, às 14h30, no auditório montado em um dos carros do Trem Ouro Verde, no Centro de Memória Ferroviária – Estação Paula Souza, que sedia a exposição temporária sobre o assunto.

“A Estrada de Ferro Sorocabana” é o tema da primeira palestra, ministrada pelo pesquisador Rafael Prudente Corrêa, da Sociedade de Pesquisa para a Memória do Trem (SPMT).

No dia 13 deste mês, o jornalista Eric Mantuan, vice-presidente da Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária e coordenador geral do projeto EFS Ouro Verde 80 Anos, apresenta “O Trem Ouro Verde”.

“Sorocabana – RVPSC: A ligação Sul-Sudeste do Brasil” é o assunto do pesquisador Alexandre Fressatto, da Associação Paranaense de Ferreomodelismo e Memória Ferroviária (APFMF), no dia 20.

O ciclo prossegue no dia 3 de setembro, com a explanação “Ferrovias Industriais Turísticas”, do escritor e pesquisador Leandro Guidini. E no dia 10 do mesmo mês o professor Eduardo Romero de Oliveira, mestre em História pela Unicamp e livre-docente em Patrimônio Cultural pela Unesp, encerra a programação com o tema “Patrimônio Ferroviário: Pesquisa e Memória”.

Para a participação presencial, é necessário reservar lugar pelo e-mail: mpfsorocabana@gmail.com informando nome e telefone. As vagas são limitadas. Haverá transmissão ao vivo pelo site do projeto, no endereço: http://mpfsorocabana.org.br/ouroverde/auditorio.

Foto: Divulgação

Cerca de 400 alunos participam de plantio de mudas de árvores

ETE Pitico opera com capacidade ampliada e estruturada até 2025

ETE Pitico recebe e trata o esgoto gerado nos bairros localizados à esquerda da Avenida Itavuvu e à direita da Avenida Ipanema, na zona norte

Autuações contra balões saltam 135% em SP

Castello-Raposo espera 667 mil veículos no feriado

Movimento começa a ficar intenso nesta quarta-feira (29)

Espetáculos encerram mês no Sesc Sorocaba

Apresentações trazem peças inspiradas em obras de Shakespeare e circo freak-show

A exuberante natureza e roteiros do Vale do Ribeira


Anuncie aqui!

Prencha e entraremos em contato!