O projeto EFS Ouro Verde 80 Anos, ação da Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária inicia neste sábado (6) um ciclo de cinco palestras temáticas relacionadas à pesquisa e preservação do patrimônio histórico da ferrovia paulista.
A iniciativa é viabilizada pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Assim, as palestras são dadas em cinco datas, às 14h30, no auditório montado em um dos carros do Trem Ouro Verde, no Centro de Memória Ferroviária – Estação Paula Souza, que sedia a exposição temporária sobre o assunto.
“A Estrada de Ferro Sorocabana” é o tema da primeira palestra, ministrada pelo pesquisador Rafael Prudente Corrêa, da Sociedade de Pesquisa para a Memória do Trem (SPMT).
No dia 13 deste mês, o jornalista Eric Mantuan, vice-presidente da Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária e coordenador geral do projeto EFS Ouro Verde 80 Anos, apresenta “O Trem Ouro Verde”.
“Sorocabana – RVPSC: A ligação Sul-Sudeste do Brasil” é o assunto do pesquisador Alexandre Fressatto, da Associação Paranaense de Ferreomodelismo e Memória Ferroviária (APFMF), no dia 20.
O ciclo prossegue no dia 3 de setembro, com a explanação “Ferrovias Industriais Turísticas”, do escritor e pesquisador Leandro Guidini. E no dia 10 do mesmo mês o professor Eduardo Romero de Oliveira, mestre em História pela Unicamp e livre-docente em Patrimônio Cultural pela Unesp, encerra a programação com o tema “Patrimônio Ferroviário: Pesquisa e Memória”.
Para a participação presencial, é necessário reservar lugar pelo e-mail: mpfsorocabana@gmail.com informando nome e telefone. As vagas são limitadas. Haverá transmissão ao vivo pelo site do projeto, no endereço: http://mpfsorocabana.org.br/ouroverde/auditorio.