Últimas notícias:

Publicidade Legal com Certificação Digital. “Lei 13.818/2019, que alterou o art. 289, da Lei das S/As. Em vigor desde 1º/01/2022.

Os concertos didáticos são precedidos de oficinas voltadas aos professores, ministradas pelo artista Cláudio Silva

Projeto leva samba em afro e caipira a escolas  

Samba

O samba, gênero musical com diversas linguagens, está sendo levado em afro e caipira para as salas de aula de escolas públicas de Sorocaba, pelo projeto “Cláudio Silva – na pista do samba paulista”.

Realizado pela Lei de Incentivo à Cultura, a iniciativa segue à risca os versos de Candeia: “Cante o samba na universidade, e verás que seu filho será príncipe de verdade”.

O projeto, idealizado pelo artista Cláudio Silva, consiste em apresentar concertos didáticos para alunos do Ensino Médio em cinco escolas.

A formação cultural, que começou em 13 deste mês e prossegue até 16 de abril, conta com apoio da Diretoria de Ensino de Sorocaba e, até o final, contemplará aproximadamente 3 mil adolescentes.

Silva explica que as apresentações musicais são entrecortadas por comentários que ajudam os adolescentes a compreender o que é o samba de bumbo, samba rural paulista e seus subgêneros em afro e caipira.

“Os jovens precisam entender o conceito civilizatório do samba, sua pluralidade e sua estética, pois este movimento de resistência, o samba transcende a música, ele tem um caráter de resistência”, afirma.

Os concertos didáticos são precedidos de oficinas voltadas aos professores, ministradas por Silva, Manu Neto e João Mário (Samba de Bumbo do Cururuquara), de Santana de Parnaíba (SP).

Nisso, são sugeridas possibilidades de trabalhar a temática do samba rural paulista, de forma transversal, em disciplinas como História, Geografia, Língua Portuguesa e Arte.

O projeto também está alinhado ao Currículo Paulista e à “Trilha Antirracista”, em desenvolvimento nas unidades escolares.

No concerto, além de Silva, o projeto conta com os músicos Marcus Felipe Meninão, Agrício Costa, Manu Neto, João Mário e Rafael Malaca.

A apresentação reúne um repertório autoral e grandes clássicos do samba rural, compositores consagrados na terra paulista, como Geraldo Filme, Toniquinho Batuqueiro, Adoniran Barbosa, pontos de samba lenço, entre outros.

Foto: Divulgação

‘Ajudem a construir pontes’, pede Leão XIV

Novo papa agradeceu aos cardeais que participaram do conclave

Mostra transforma falhas em arte na Biblioteca Municipal

‘O Universo em Miniatura’ encanta com maquetes detalhadas

Deputada pede afastamento de Ednaldo Rodrigues da CBF

Cardeais ainda não escolheram papa

Conclave teve início ontem e continua nesta quinta-feira (8)

Presentes já endividaram 20% dos consumidores

Segundo o levantamento, cartão de crédito é o meio de pagamento mais escolhido para as compras


Anuncie aqui!

Prencha e entraremos em contato!