A Liga Sorocabana de Boxe (Lisoboxe) divulgou as atividades de 2023 do projeto social “Boxe: uma luz para o futuro”, que será desenvolvido em quatro núcleos de Sorocaba, com aulas gratuitas voltadas a crianças e adolescentes de 7 a 17 anos.
Os núcleos abrangidos são os centros esportivos “Francisco Lisboa” (Jardim Maria Eugênia), “Padre Pieroni” (Jardim Simus), “Dr. Artidoro Mascarenhas” (Vila Angélica) e CEU das Artes “Prof. Flávio Vespasiano Di Giorgi” (Parque das Laranjeiras).
Organizado em parceria com a Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, o projeto tem o objetivo de resgatar a cidadania de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, utilizando o boxe como ferramenta para o desenvolvimento de valores.
O professor Vladimir Godoi explica que Sorocaba é, hoje, uma referência nacional no Boxe, e esse projeto é a base do trabalho. “Muitas crianças e adolescentes já tiveram a oportunidade de mudar de vida, e a família reconhece e agradece por esse trabalho”, destaca.
“Boxe: uma luz para o futuro” teve início em 2005 e, desde então, já atendeu a mais de quatro mil crianças e adolescentes, com uma metodologia própria, fundamentada na Ciência do Esporte, idealizada pelo gestor do projeto, professor Vladimir Godoi.
Programa revelou medalhista olímpico
O projeto social foi responsável por revelar o medalhista olímpico Abner Teixeira, que começou a praticar o esporte no Centro Esportivo Maria Eugênia e, depois, ganhou o mundo por meio do Boxe.
As aulas são oferecidas duas vezes por semana, com duração de 60 minutos. Divididos em turmas, por faixa etária, os alunos aprendem a teoria, com os fundamentos do Boxe, a história da Liga e o regimento interno.
O grupo vive, ainda, a prática, com atividades físicas que trabalham a capacidade motora, flexibilidade, força, capacidade aeróbia e cognição. Os participantes recebem, gratuitamente, uniforme de Boxe do projeto social e participam de eventos especiais da própria entidade.
As vagas são limitadas. Para participar, é preciso que os responsáveis por crianças e adolescentes que estejam matriculados na rede de ensino, com um bom rendimento escolar, procurem os instrutores do projeto diretamente nos centros esportivos.
Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo e-mail vladimir@lisoboxe.com.br, pelo telefone (11) 9-9219-0102 (Professor Leandro Coelho) e, ainda, pelas redes sociais @lisoboxe e https://www.facebook.com/