A Capela da Imaculada Conceição, Patrimônio Histórico de Sorocaba, situada no Bairro Inhayba, na zona rural e região de Brigadeiro Tobias, estará aberta ao público na tarde deste sábado (3) após anos fechada para manutenção. Na ocasião, em que o público poderá visitar o templo histórico, será celebrada uma Santa Missa, às 16 horas, dando abertura às festividades da Padroeira, Imaculada Conceição.
De acordo com o jornalista Lucas Machado e a moradora do bairro, Gisele Prado, que integram o grupo que zelam pela capela, a Celebração será um momento para a abertura da Festa da Padroeira, que culmina no dia 8 de dezembro, na Solenidade da Imaculada Conceição de Maria Santíssima. Para a Missa, pessoas que fizeram parte do histórico da capela, inclusive, celebraram Sacramentos no local, foram convidadas.
“As pessoas terão a oportunidade de conhecer esse belo templo, com suas características próprias. Já os fiéis que frequentavam os momentos celebrativos poderão ver o resultado do restauro após o lastimável incêndio. E tudo isso com o ponto mais alto, a Celebração da Eucaristia”, comentam.
Segundo o Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Paisagístico de Sorocaba, a Capela da Imaculada Conceição tem data de construção estimada em 1930. Foi projetada pelo famoso arquiteto Ramos de Azevedo, já que ele costumava frequentar a região em visita a amigos, e o estilo arquitetônico da capela era similar ao de suas obras, mas essa informação não é confirmada. Foi construída em alvenaria de tijolos maciços, revestida com argamassa.
Sua fachada possui características arquitetônicas neoclássicas, com sineira em cima da porta principal e acima dela a sua cruz, com telhado em duas águas. Apresenta, na fachada frontal e de fundo, vitrais de grande beleza com motivos religiosos. Seu forro e a estrutura do telhado são aparentes, de madeira envernizada. O altar é de madeira numa composição bem singela e a nave principal, dividida por uma divisória de madeira, acoplada ao altar, é, inclusive, usada como Confessionário.
Em 2012, a área foi tomada por um incêndio criminoso que teve início na mata próxima à capela, atingindo cerca de 30 alqueires, deixando-a parcialmente destruída. Em 2014, foi tombada pelo patrimônio histórico e finalizada a sua restauração.
Foto: Divulgação