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Geralmente, fraudadores utilizam sites quase idênticos aos originais de lojas famosas para obter os dados das pessoas

Reclamações por compra na internet chegam a quase 300

compras

 Neste ano, 281 reclamações relacionadas a compras pela internet já chegaram ao Procon de Sorocaba. Os dados são do próprio órgão ligado à Secretaria de Governo da Prefeitura, que mostram, ainda, que, em 2021, foram 692 queixas.

Geralmente, fraudadores utilizam sites quase idênticos aos originais de lojas famosas para obter os dados das pessoas. Pode aparecer um erro de senha ou um recadastro para conseguir dinheiro com pagamentos de boletos e os dados do cartão de crédito. Não existe diferença, nos dois casos, e o consumidor é vítima de golpe on-line.

“O site é identificado como falso quando, no momento de abrir o link, este não condiz com a loja e os selos de segurança; quando existem, são figuras estáticas, logotipos que não são clicáveis. Outro detalhe é que os sites confiáveis geralmente possuem um ‘cadeado’ ao lado esquerdo do endereço eletrônico”, explica a superintendente do Procon Sorocaba, Cristiane Bonito Rodrigues.

Um cuidado extra também é necessário com links, SMSs (mensagens) ou e-mails enviados. O consumidor não deve responder a mensagens de publicidade ou acessar os links enviados. “É ele quem deve buscar o fornecedor por sua iniciativa, acessando as páginas oficiais, bem como se certificar, sempre, da origem da informação e consultar o CNPJ da empresa, endereço físico e canais de atendimento (SACs)”, complementa. É importante verificar se o boleto da compra está com o CNPJ da empresa, e não com um CPF.

Outro mecanismo de proteção é evitar rede de internet aberta, além de usar gerenciador de senhas, verificar mensagens suspeitas, estar atento às permissões concedidas aos aplicativos, sempre pesquisar a reputação desses aplicativos e consertar o celular em lojas autorizadas. Segundo o Procon Sorocaba, o cuidado com as senhas é fundamental, então, não se deve fornecer senhas de acesso e pagamento a desconhecidos e não as deixar armazenadas no celular ou computador.

“Outro indicativo é que preços muito abaixo do mercado podem implicar em problemas ao consumidor, como golpes, fraudes e mercadoria falsificada”, aponta a superintendente do Procon Sorocaba.

Em caso de o consumidor ser lesado, ele deve registrar Boletim de Ocorrência na Polícia Civil, para que a situação fique registrada, assim como bloquear os cartões de crédito e débito, carteiras virtuais e demais serviços financeiros que considere que podem estar expostos.

Pode, inclusive, abrir uma reclamação no Procon e, a partir dessa formalização, o órgão pede esclarecimentos ao site verdadeiro e à operadora do cartão, encaminhando os documentos probatórios.

Os consumidores que necessitem de atendimento do Procon Sorocaba, para dúvidas, orientações ou denúncias, podem entrar em contato pelo WhatsApp: (15) 9-9198-2958. Reclamações também podem ser feitas pelo site www.consumidor.gov.br ou, presencialmente, na unidade sede do órgão, situada na Av. Antônio Carlos Comitre, 331, onde funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.

Foto: Divulgação

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