O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba iniciou, no final de janeiro, o desassoreamento da Bacia 1 do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) do córrego Água Vermelha. A ação visa manter o sistema em boas condições, especialmente durante os períodos de chuvas, garantindo a capacidade do manancial de absorver o aumento de volume de água. Os trabalhos devem ser concluídos até o fim do primeiro semestre deste ano.
A intervenção consiste na escavação de bancos de areia, utilizando escavadeiras hidráulicas e caminhões para o transporte do material. Ao todo, serão removidos cerca de 5 mil metros cúbicos de resíduos, que estão sendo depositados em aterros adequados. Além disso, o mato e outros resíduos trazidos pelas chuvas também estão sendo retirados para evitar obstruções no sistema de drenagem.
O RDC Água Vermelha desempenha papel crucial no combate aos alagamentos na cidade, principalmente nas regiões das avenidas Washington Luiz, Comendador Pereira Inácio e Barão de Tatuí. Com capacidade para armazenar quase 32 mil metros cúbicos de água, o reservatório contribui para a prevenção de inundações nas áreas urbanas. O desassoreamento atual segue o trabalho realizado anteriormente, em 2021, com a remoção de 30 mil metros cúbicos de material.