A Secretaria da Saúde divulgou o calendário misto de vacinação da próxima semana, de 1º a 5 de agosto, que imunizará contra Covid-19 e gripe (Influenza) nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 9 às 15 horas.
O calendário misto semanal seguirá com mais datas de aplicação das vacinas contra a Covid-19. As vacinas contra a Covid-19 serão aplicadas na segunda (1º), quarta (3) e sexta-feiras (5), enquanto as contra gripe serão na terça (2) e quinta-feiras (4).
A 4ª dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas com 38, 36 e 34 anos ou mais foi incluída no calendário semanal de imunização e será aplicada de forma escalonada.
Devido ao fim do período da campanha nacional de vacinação contra o sarampo, esta vacina está disponível diariamente nas UBSs, para crianças com idade entre seis e 11 meses.
Doses contra Covid
A vacinação contra a Covid-19 para crianças (a partir dos cinco anos), adolescentes e adultos será aplicada nas 33 UBSs, na segunda (1º), quarta (3) e sexta-feiras (5). Adultos e adolescentes necessitam apresentar RG, CPF e comprovante da dose já recebida.
No caso da pessoa com alto grau de imunossupressão, é necessário apresentar também laudo médico (veja a relação de alto grau de imunossupressão definida pelo Governo do Estado de São Paulo).
No caso das crianças, no ato da imunização, precisam estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e portando a Carteirinha de Vacinação, o documento de identidade e o CPF ou Cartão do SUS, todos estes documentos da própria criança.
Os pais ou responsáveis de crianças com comorbidades ou deficiências devem apresentar igualmente um comprovante da condição de risco delas (exames, receitas, relatório médico, prescrição médica ou cadastro já existente na UBS).
Para adiantar em até 90% o tempo de atendimento na hora da imunização da criança contra a Covid-19, os pais ou responsáveis podem acessar o site vacinaja.sp.gov.br e efetuar o pré-cadastro.
Imunização contra Gripe
Na próxima semana, na terça (2) e na quinta-feiras (4), seguirá sendo imunizada toda a população com idade acima de seis meses, além de grupos prioritários. No ato da vacinação, é obrigatória a apresentação de documento de identidade com foto e da Carteira de Vacinação da pessoa a ser vacinada.
No caso dos profissionais da Saúde e da Educação, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas e funcionários do sistema prisional também é preciso apresentar comprovante de vínculo empregatício. Já as pessoas com deficiência precisam igualmente apresentar laudo ou relatório médico.