O setor supermercadista espera um aumento de aproximadamente 20% na procura por alimentos típicos de festa junina, popular nesta época do ano. Além disso, com a chegada das baixas temperaturas, os itens para preparo de pratos quentes tornam-se atraentes ao paladar. Para tanto, estima-se um aumento de 5% no faturamento.
Quentão, vinho-quente, pamonha e milho-cozido são alguns exemplos dessas delícias que aquecem nos dias mais gelados de junho e julho. Essa mudança nos costumes culinários faz com que o preparo dos pratos tradicionais ganhe ainda mais força. Diante disso, o setor supermercadista tem muito o que comemorar.
O diretor de tecnologia e marketing de uma rede de supermercados com lojas em Sorocaba, Fernando Lopes Peres, comenta que a expectativa de aumento na procura por esses alimentos reforça a importância desses itens sazonais para as festividades. “Os doces típicos também têm grande procura nas lojas nesse período”, conta.
Ele ressalta que pé de moleque e paçoca são os queridinhos. “Pensando nisso, a rede preparou-se antecipadamente, aumentando o estoque desses itens para conseguir atender aos clientes com qualidade e garantir que todos possam fazer a sua festa junina sem faltar nada”, explica.
Outra estratégia para o período são os corredores temáticos. “Fazemos parcerias com os fornecedores e criamos espaços dentro dos supermercados para facilitar o acesso a todos os produtos no mesmo lugar. A maioria das lojas já se preparou e está no clima junino, assim o consumidor não perde tempo buscando pelos ingredientes”, elenca.