Três motocicletas foram apreendidas e 46 autuações aplicadas na manhã desta quarta-feira (25), na zona norte, em uma blitz de controle de ruído emitido por escapamentos de motocicletas. A força-tarefa deu-se nas ruas Adelaide Lamberti Diener, no Jardim Santo André, e Atanázio Soares.
A operação deu-se por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal, Urbes – Trânsito e Transportes, Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar. O objetivo da ação integrada é coibir a poluição sonora na cidade, causada pelos escapamentos de motocicletas desregulados.
Nas blitzes, profissionais da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal avaliaram 11 motocicletas, das quais duas foram autuadas por infração ambiental, no valor de R$ 2.956,43 (Lei Municipal nº 11.367/2016).
Os agentes de trânsito da Urbes, por sua vez, autuaram 44 motociclistas por diferentes irregularidades, com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Já a PM avaliou 11 motocicletas e apreendeu três delas.
Uma pesquisa on-line para identificar as principais vias da cidade com maior incidência desse tipo de poluição sonora é concedida, de forma permanente, pelo Município. Os locais são informados às autoridades de segurança para o planejamento das próximas ações integradas.