O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto que modifica o sistema eleitoral americano para prevenir fraudes. O texto cita o Brasil e a Índia como referências na aplicação de medidas de segurança, como a biometria. Segundo o documento, os EUA ainda dependem amplamente da autodeclaração para a cidadania.
A ordem executiva busca fortalecer a verificação da cidadania dos eleitores e impedir a participação de estrangeiros nas eleições. Para isso, autoriza o acesso de estados a bancos de dados federais dos departamentos de Segurança Interna, de Estado e da Administração da Segurança Social. Trump defendeu a exigência de documentos oficiais para comprovar a cidadania.
No Brasil, o sistema biométrico foi adotado para garantir mais segurança e evitar fraudes no processo eleitoral. Os eleitores registram impressões digitais, foto e assinatura, que são verificadas nas urnas no momento da votação. Se houver inconsistência na digital, o sistema impede o voto.
A biometria começou a ser implementada em 2008 e já cobre mais de 85% do eleitorado brasileiro. A evolução desse sistema pode ser acompanhada por meio de um painel online da Justiça Eleitoral. O modelo brasileiro foi citado por Trump como um exemplo para aprimorar a segurança das eleições nos EUA.
Trump assina decreto que modifica o sistema eleitoral
CRÉDITO….RS/Fotos Públicas