O segundo dia do velório público do Papa Emérito Bento XVI foi marcado por longas filas com centenas de fiéis. Morto no dia 31 de dezembro, aos 95 anos, Bento XVI está sendo velado na Basílica de São Pedro, no Vaticano, onde ficará até esta quarta-feira (4), sempre das 7 às 19 horas.
Nesta quinta-feira (5), o Papa Francisco preside o funeral, como o primeiro Pontífice na história a presidir tal rito de um antecessor. No primeiro dia de velório, na segunda-feira (2), cerca de 65 mil pessoas, de acordo com o Vaticano, passaram diante do corpo de Joseph Ratzinger.
Já nesta terça-feira (3), até a metade do dia, aproximadamente 25 mil fiéis tinham passado pela basílica. Bento XVI faleceu após uma piora em seu estado de saúde no período de Natal, quando começou a apresentar problemas respiratórios.
Natural da pequena cidade de Marktl am Inn, no estado alemão da Baviera, em 16 de abril de 1927, Ratzinger governou e pastoreou a Igreja entre 2005 e 2013, quando se tornou o primeiro Papa a renunciar em quase 600 anos.
Ainda de acordo com o Vaticano, as últimas palavras do papa emérito foram estas: “Senhor, eu te amo!” Ele disse em italiano, segundo o enfermeiro noturno que o acompanhava na noite de sua morte. As palavras foram proferidas por volta das 3 horas da madrugada.