A vereadora Fernanda Garcia (Psol) oficiou a Urbes para que seja feito o processamento dos autos de infração cometidos pelo presidente Jair Messias Bolsonaro, em visita a Sorocaba na terça-feira (13). De acordo com a vereadora, durante a motociata, o presidente cometeu flagrantemente uma série de violações ao Código de Trânsito Brasileiro.
Conforme o documento protocolado pela vereadora, nos vídeos divulgados do ato de campanha eleitoral do presidente, é possível ver a violação de, pelo menos, três dispositivos do Código de Trânsito Brasileiro.
Trata-se do Artigo 54, que disciplina a condução de motocicletas. Ela frisa que houve o desrespeito ao inciso I, que determina a utilização de capacete de segurança, com viseira ou óculos protetores, e ao inciso II, que determina que o motociclista deve trafegar segurando o guidom com as duas mãos.
“Além deles, o presidente e sua comitiva também violaram o inciso IV, do Artigo 227, que proíbe o uso da buzina em horários e locais proibidos pela sinalização”, disse a vereadora. “Oficiamos à Urbes para que sejam processados estes autos, que deverão ocasionar multa e responsabilização do condutor.”
A vereadora também ressalta que, na condição de presidente, Bolsonaro deveria dar o exemplo. “É pedagógico que a Urbes faça o processamento das infrações. Isso mostra que a legislação é aplicada para todas as pessoas, inclusive, o Presidente da República”, destaca.