A construção do viaduto na Avenida Américo Figueiredo, na zona oeste, será concluída até agosto de 2023, prevê a Prefeitura. A obra iniciou-se em setembro passado e, atualmente, está na fase dos serviços de infraestrutura e montagem de pilares de sustentação.
O viaduto, de 218 metros de extensão e 9,38 metros de largura, é parte do contrato de execução do primeiro trecho de implantação da Avenida Marginal Itanguá, cujo trajeto inicial, ligando a Avenida Adão Pereira de Camargo à Avenida Américo Figueiredo, foi entregue em agosto.
O investimento na construção é de R$ 8,7 milhões, por meio de recursos de financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). O novo viaduto terá duas faixas de circulação de veículos, dando continuidade ao tráfego no sentido Centro e bairro.
Será mantida uma alça de acesso, à direita, para conectar a Avenida Américo Figueiredo à Marginal Itanguá, em sentido para o aeroporto. Haverá, também, uma alça de acesso para o trânsito local, conectando a Marginal Itanguá à Alameda dos Cravos.
Todo o acesso na parte inferior do viaduto será feito obedecendo à altura mínima de 5,50 metros, já dentro dos novos padrões. “O acesso de pedestres ocorrerá sob o viaduto, onde será implantado calçamento”, complementa o engenheiro e diretor de área do Cadi, Rodrigo Faria.
A Rua Cecília Meireles, entre a Avenida Américo Figueiredo e a Rua Benedito Ferreira Telles, passou a compreender uma das vias da Marginal e se manterá assim. O deslocamento em sentido ao bairro, pelo trajeto em obras, continua desviado para a nova marginal.