O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, administrado pela Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal, vem obtendo, ao longo dos últimos anos, sucesso no manejo do sauim-de-coleira, um dos primatas mais ameaçados de extinção do mundo.
Atualmente, 16 animais da espécie estão sob os cuidados do Zoo de Sorocaba, organizados em dois grupos familiares. Destes, 13 nasceram na própria instituição sorocabana. No último mês de abril, por exemplo, nasceram mais dois filhotes.
“Os zoológicos desempenham um papel de fundamental importância para a conservação das espécies ameaçadas de extinção, uma vez que abrigam populações de segurança”, explica o biólogo do “Quinzinho de Barros” Marcos Tokuda.
“Diante disso, o Zoo de Sorocaba contribui de forma relevante para a conservação do sauim-de-coleira, pois é o zoológico no Brasil com a maior população de sauins sob cuidados humanos e também o que tem maior sucesso reprodutivo”, completa.
Um fator de destaque é, além de conseguir manter sauins sob cuidados humanos, também conseguir a reprodução. O sauim-de-coleira é uma das espécies de calitriquídeo (grupo que abrange os sauins e saguis) mais difíceis de se manter e reproduzir sob cuidados humanos.
“O Zoológico Municipal de Sorocaba está entre os poucos que obtêm sucesso na manutenção e reprodução dessa espécie ameaçada”, completa o biólogo. E isso é reflexo dos cuidados que esses animais recebem de toda a equipe.