Tradicional Desfile dos Tropeiros é no domingo

por metropolitano
0 Comentários

O tradicional Desfile dos Tropeiros e a 3ª Cavalgada Solidária ocorrem neste domingo (28), dentro da programação da 56ª Semana do Tropeiro de Sorocaba. Na ocasião, diversos cavaleiros vão se juntar à tropeada. Antes, neste sábado (27), comitivas farão pouso no Recreativo Campestre.

A concentração será a partir das 8h30, no Clube União Recreativo Campestre, no Jardim Guadalajara. Às 9 horas, está marcada a saída do grupo, com destino ao Parque das Águas, no Jardim Abaeté, onde o evento será concluído com uma grande festa, com exposição de artesanato e artigos tropeiros, além de várias atrações culturais.

Os cavaleiros e muladeiros sairão do Clube União Recreativo Campestre e percorrerão um trajeto de mais de 12km: Rua Francisco Paulo Braion, Avenida Dr. Armando Pannunzio, Avenida General Carneiro, Praça 9 de Julho, Avenida Moreira César, Rua Cesário Mota, Rua São Bento, Rua XV de Novembro e Ponte Francisco Delosso.

Na Avenida São Paulo, em frente ao Monumento ao Tropeiro, receberão a tradicional benção. A seguir, o grupo prosseguirá pela Rua Padre Madureira, Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, Rua Mário Thame, Ponte Salomão Pavlovsky, Avenida Dom Aguirre, chegando ao Parque das Águas, no Jardim Abaeté.

Tropeiros partiram de Itararé rumo à Cidade

As cavaleiras Juliana Teodoro Dias, acompanhada de seu pai, Romilton Andrade Dias, e Ester Geovana Ramalho Francisco, que estão representando a cidade de Sorocaba na Tropeada Itararé-Sorocaba 2023, estão na comitiva que saiu de Itararé, na sexta-feira (19), após o café da manhã e a tradicional bênção aos tropeiros.

Com 17 anos de idade, elas percorrerão com o grupo cerca de 350 quilômetros de estradas que compõem a Rota Sul do Caminho das Tropas, passando pelos municípios de Itaberá, Itapeva, Taquarivaí, Buri, Itapetininga, Capela do Alto, Araçoiaba da Serra, finalizando em Sorocaba, onde farão pouso no Recreativo Campestre.

“É uma experiência incrível e uma grande honra representar a nossa cidade”, destacou Juliana, ao lado da amiga Ester, moradoras do Bairro Brigadeiro Tobias. São nove dias de viagem. Esse mesmo caminho era feito pelos tropeiros que saíam de Viamão (RS), com destino à Feira de Muares, em Sorocaba.

O início do Tropeirismo na cidade ocorreu por volta de 1.750, com o registro de animais no município, que transformou Sorocaba em passagem de tropas xucras ou arreadas. Como consequência desse evento, eram realizadas na cidade as famosas Feiras de Muares, que, normalmente, tinham duração de dois meses.

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas