Em um ano, entre março de 2021 e o mesmo mês de 2022, o uso do PIX como forma de pagamento cresceu 72% na base de usuários cadastrados no sistema, conforme levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Entre as justificativas para o uso está a facilidade, praticidade e comodidade. Para o presidente da Associação Comercial de Sorocaba e especialista em finanças, Hygor Duarte, o PIX é um grande aliado nas finanças pessoais e na vida das empresas.
“Para o empreendedor, é mais uma facilidade na hora das vendas, principalmente no on-line. O sistema auxilia, também, nas cobranças, ficando muito mais prático para todos”, comenta.
Segundo pesquisa da Fiserv, o PIX é considerado um modo de pagamento seguro por 66% dos brasileiros, superando o dinheiro (57%) e cartão com chip na maquininha (56%). A preferência pelo PIX também é observada localmente.
“Na minha loja, recebo atualmente 80% dos pagamentos via PIX. Dinheiro e cartão vêm em seguida. As clientes preferem por ser prático e não ter de ir ao banco depositar”, comenta a empreendedora Alessandra Maria Garcia.
Esse meio de pagamento está se tornando um hábito do consumidor brasileiro, e isso se justifica pelo volume de usuários que pagam mais de 30 PIX no mês. O número cresceu 809% no período de um ano, conforme o levantamento da Febraban.
No ambiente digital, o PIX também está conquistando espaço segundo levantamento da Nuvem Shop com mais de 100 mil lojistas. Ele já ocupa a segunda posição nas formas de pagamento em e-commerce de empresas de pequeno e médio porte.