A exposição “blz/Ocupação Mônica Nador + JAMAC” pode ser visitada no Sesc Sorocaba a partir desta quarta-feira (26). Com curadoria de Bruno Oliveira, a mostra reúne obras da artista Mônica Nador e outras criadas pela comunidade do Jardim Miriam.
Os trabalhos retratam a beleza, noção curativa, balsâmica e didática, por meio da linguagem das Artes Visuais, em tecidos com estampas gráficas. A seleção busca despertar o interesse e apresentar aos visitantes o trabalho desenvolvido no Jardim Miriam Arte Clube.
Trata-se de um espaço cultural idealizado em 2004 por Mônica, localizado na Prefeitura da cidade de São Paulo. O acervo têxtil de estampas produzidas no JAMAC soma-se ao material elaborado durante um programa de ações artísticas, resultando em um espaço expográfico.
“Abreviatura da interjeição beleza, ‘blz’ dá título a esta exposição que conjuga diferentes acepções do substantivo. Aqui, o trio de letras abarca tanto o que se mostra belo quanto o que indica firmeza”, sintetiza o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda.
Após 18 anos de atuação no JAMAC, Mônica passou a abordar a existência de uma outra dimensão de beleza, um “rebelo”, a produção de beleza que está intrinsecamente conectada com a presença, participação e disputa de sentidos.
Ao revisitar o conceito desenvolvido em texto para o portal Vitruvius, Mônica apontou para a existência de uma quarta dimensão da arte, além de curativa, balsâmica e didática, rebelde. As obras ficam disponíveis para visitação até fevereiro de 2023.