A partir de sexta-feira (30), um ciclone deve se formar no litoral do Sudeste, provocando grandes volumes de chuva nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na Serra da Mantiqueira, os acumulados podem superar 100 milímetros.
No litoral paulista, os volumes podem ultrapassar 60 milímetros. A capital paulista e cidades vizinhas de Minas, especialmente no Triângulo Mineiro, devem registrar tempestades e há risco de granizo em várias localidades. O fenômeno cria um canal de umidade intenso entre Espírito Santo e Mato Grosso.
No sábado (31), a chuva se concentrará entre o Triângulo Mineiro e o Rio de Janeiro, com acumulados superiores a 100 milímetros em 24 horas. Tempestades localizadas também podem ocorrer no norte de Santa Catarina, leste do Paraná e sul de São Paulo, mantendo atenção redobrada da população.
O ciclone deve permanecer atuante até o início da próxima semana, prolongando o período de instabilidade na região Sudeste. A orientação do Inmet é de que moradores evitem áreas de risco e sigam alertas emitidos pelos órgãos de defesa civil.
A frente fria prevista para quinta-feira (29) deve gerar chuvas intensas e tempestades isoladas no Paraná e Santa Catarina. Regiões como a metropolitana de Curitiba, Vale do Itajaí e a serra catarinense podem acumular até 100 milímetros em 24 horas, com risco de raios e granizo.