Comércio deverá contratar mais de 4 mil temporários

por metropolitano
0 Comentários

O comércio local deverá contratar 4.34 temporários nestes três últimos meses do ano, aponta um levantamento da Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), em parceria com a Athon Ensino Superior, baseada em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O comércio foi o segmento que mais contratou em Sorocaba no mês de setembro, o que evidencia o desempenho do setor. Questão que está relacionada ao aquecimento econômico nos setores de comércio e serviços, cujo motivo está relacionado tanto à melhoria nas expectativas quanto ao crescimento da economia brasileira neste ano, assim como pela queda na inflação, o que corrobora para uma sustentação do poder de compra das famílias.

As contratações temporárias costumam ter início em outubro, tendo em vista a Black Friday. No entanto este ano é atípico, seja pelo aquecimento da economia em virtude da melhoria nas expectativas para o crescimento da economia, bem como pelo início na tendência de redução da taxa de juros básica Selic pelo Banco Central, sinalizando a estabilidade da inflação e favorecendo os financiamentos.

Os dados mostram que, até o final de outubro, a previsão é de 940 contratações, seguida por 3.010 em novembro e 390 em dezembro. É muito provável, seguindo a tendência que os dados do Caged vêm mostrando, que haverá um crescimento significativo nas contratações neste final de ano, podendo chegar em um crescimento de 45% nas admissões e 20% no saldo entre admissões e demissões, em relação ao ano passado (2022).

As admissões temporárias podem representar um aumento de 68% em relação à média das admissões ao longo do ano, bem como um crescimento de 320% no saldo dos empregos para o mês de novembro neste ano (2023).

Para o presidente da ACSO, Hygor Duarte, o apontamento representa, de forma gradativa e positiva, o reaquecimento da economia e do poder de consumo dos brasileiros. “Vemos um crescimento exponencial bastante significativo, o que demonstra uma retomada nos negócios, mantendo ótimas perspectivas para este final de ano e o começo do ano que vem”.

Postagens relacionadas