Últimas notícias:

Publicidade Legal com Certificação Digital. “Lei 13.818/2019, que alterou o art. 289, da Lei das S/As. Em vigor desde 1º/01/2022.

Secretaria de Cultura faz no próximo dia 13, das 14 às 16 horas, uma apresentação musical gratuita alusiva à data

Arte envolve os 147 anos da Estrada de Ferro Sorocabana

estação

A Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) completa 147 anos neste domingo (10). A chegada de um trem à plataforma da estação, em 10 de julho de 1875, às 14h30, marcou a ocasião, que traz, ainda em sua bagagem, história e lembranças.

Nele, estavam o empresário Luiz Matheus Maylasky e o presidente da Província, Sebastião José Pereira, ambos acompanhados por autoridades e convidados, ao som de bandas musicais, recepcionados por espectadores em camarotes montados em frente ao edifício.

O desejo de Maylasky de criar a Companhia Sorocabana surgiu por uma necessidade de exportar a grande quantidade de algodão produzido na região de Sorocaba. A ideia era ligar a linha férrea com a estrada entre Itu e Jundiaí, que passaria por Itapetininga, Itararé, Botucatu, Mairinque e desembocaria em São Paulo.

A EFS foi adquirida pela Prefeitura, mantida pela Secretaria da Cultura, e atualmente abriga o Barracão Cultural, em um prédio anexo ao da Estação, utilizado para promover eventos e sediar aulas artísticas e culturais, assim como sanar dúvidas da população quanto aos locais de lazer em Sorocaba.

Ao lado da Estação Ferroviária também está situado o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS), pertencente ao setor privado, porém conta com o apoio da Prefeitura. Abriga um espaço dinâmico e plural que prioriza a difusão das artes visuais.

Programação

Com isso, a Secretaria de Cultura faz no próximo dia 13, das 14 às 16 horas, uma apresentação musical gratuita com a cantora Lys Araújo, no Chalé Francês, com clássicos do MPB, seresta e samba. O evento será em comemoração aos 147 anos da Estrada de Ferro Sorocabana.

“A história de Sorocaba confunde-se com a história da Companhia Estrada de Ferro Sorocabana. O transporte ferroviário contribuiu, sobremaneira, para o desenvolvimento do nosso município, que acabou sendo mais conhecido após a Estrada de Ferro Sorocabana ser criada, há 147 anos, por empresários liderados por Luiz Mateus Maylasky”, destaca o secretário de Cultura, Luiz Antônio Zamuner.

 

Cerca de 400 alunos participam de plantio de mudas de árvores

ETE Pitico opera com capacidade ampliada e estruturada até 2025

ETE Pitico recebe e trata o esgoto gerado nos bairros localizados à esquerda da Avenida Itavuvu e à direita da Avenida Ipanema, na zona norte

Autuações contra balões saltam 135% em SP

Castello-Raposo espera 667 mil veículos no feriado

Movimento começa a ficar intenso nesta quarta-feira (29)

Espetáculos encerram mês no Sesc Sorocaba

Apresentações trazem peças inspiradas em obras de Shakespeare e circo freak-show

A exuberante natureza e roteiros do Vale do Ribeira


Anuncie aqui!

Prencha e entraremos em contato!