As fortes chuvas que se precipitaram no município, no início deste mês, já somam um acumulado de 82 mm, dos quais 65 mm apenas nos últimos três dias. Embora seja um volume atípico em um curto período de tempo, ainda está dentro da normalidade do volume registrado nos últimos cinco anos, para o mês de dezembro.
Na segunda-feira (5), até o início da tarde, as chuvas estavam mais amenas, sem nenhum registro de ocorrência, até o momento. Diferentemente do ocorrido na sexta-feira (2), quando houve vários pontos de alagamento na cidade.
A fim de prevenir e dar respaldo a situações como essa, a Secretaria de Segurança Urbana, junto à Defesa Civil, iniciou, em 1º de dezembro, a Operação Plano Verão 2022/2023. As ações seguem até o dia 31 de março de 2023, acatando as orientações da Casa Militar do Governo do Estado de São Paulo.
Dessa forma, a Defesa Civil monitora preventivamente os pontos sensíveis a alagamentos e outras intercorrências, em todas as regiões da cidade. “Estamos com as equipes de prontidão para atender a qualquer ocorrência que possa surgir”, frisa o secretário de Segurança Urbana, Alexandre Caixeiro.
Por outro lado, esse volume de chuvas tem um aspecto positivo, que é possível verificar nos reservatórios de água da cidade. Segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, na segunda-feira (5), o sistema Ferraz/Castelinho opera com 84% e o Ipaneminha, com 90% de sua capacidade total.